Saúde e bem estar

Tempo seco: Lavagem nasal ajuda as crianças!

Tempo seco em estado de alerta em Mato Grosso do Sul. Isso causa diversos problemas de saúde em adultos e principalmente nas crianças. Lá em casa, faz mais de um ano que minha filha não tem nariz entupido. Isso porque além de eu tratar com homeopatia para alergia, eu faço lavagem nasal diariamente. Quando o clima está seco faço até duas ou três vezes por dia.

Essa é minha experiência e você pode pesquisar que os otorrinos e pediatras mais atualizados recomendam. Mas é claro, que sempre é bom você consultar o seu profissional de confiança antes de qualquer coisa.

Dito isso, veja algumas dicas:

Você vai precisar de: Soro fisiológico, seringa. Eu também uso um sugador.

A Monalisa está acostumada porque faço nela desde os 4 meses. Mas algumas crianças relutam bastante porque dá um desconforto na hora que o soro entra na narina. Só que o desconforto vale à pena, porque o catarro sai tudinho. E ainda evita de acumular secreção e sujeiras.

A quantidade de soro a ser usada depende muito do tamanho da criança, da quantidade de secreção que ela apresenta e da tolerância da criança ao procedimento. Consulte seu médico. Na Momo, atualmente, eu consigo colocar 5 mls. Quando ela tinha 4 meses eu usava 3mls.

 

Outra orientação importante: o bebê ou a criança deve estar sentado ou em pé, com a cabeça levemente reclinada para frente.

 

O soro deve estar em temperatura ambiente, então se estiver guardado na geladeira (pq depois de aberto tem que guardar refrigerado), dê uma leve aquecida para ficar em temperatura ambiente.

 

Jornalista, pedagoga, mãe e muito mais. Repórter na TV MS RECORD, Revista Celebrar e FM CIDADE 101. Mas o foco desse perfil é falar de MATERNIDADE.

Deixe seu comentário