Saúde e bem estar

DEFICIÊNCIA DE B12 É MAIS COMUM DO QUE VOCÊ PENSA

Seu filho tem dificuldade para dormir, sofre de agitação, é irritado ou tem dificuldade de aprendizagem? Fique atento (a), pode ser a B12!

O corpo do seu filho precisa de 13 vitaminas diferentes para permanecer vivo e saudável. Essas vitaminas são essenciais para fazer funcionar todo o metabolismo do seu corpo, desde a parte energética, até imunidade e cognição.

Isso significa que a falta de qualquer uma delas pode ser catastrófico.

Hoje quero falar com vocês sobre uma em específico. Ela se chama cobalamina, mas você deve conhecê-la por vitamina B12.

A B12 é fundamental para o funcionamento geral do corpo, mas em especial para o sistema nervoso central. Sua deficiência pode causar fadiga, apatia, perda de apetite, diarreia, constipação como sintomas gerais. Mas pode também ser confundidos com outras comorbidades por causar insônia, perda de memória, falta de concentração, formigamento ou dores em membros, tremores, irritabilidade, depressão, entre outros.

Sabe aquele diagnóstico de TDAH? Aquela criança que não dorme ou é irritada ao extremo? Aquela criança que estava se desenvolvendo bem e dali a pouco começa a regredir? Então, seria bom uma dosagem de B12.

Não quer dizer que todo mundo com as condições acima tenham a deficiência; no entanto, os pais podem suspeitar caso a criança seja do grupo de risco, como por exemplo: dieta vegetariana ou vegana, baixa ingesta de alimentos ricos em B12 (carnes, ovos, leite), portadores de doenças gastrointestinais como doença de Crohn ou outras cuja absorção seja reduzida, histórico familiar de anemia perniciosa, etc.

O tratamento da falta de vitamina B12 é bastante simples, mas é imprescindível o diagnóstico do porquê ocorreu essa deficiência. Se for somente por falta da ingesta é fácil corrigir, mas se o problema for devido dificuldade de absorção ou erros de metabolismo, talvez essa reposição precise ser frequente e em doses otimizadas.

Além disso, gostaria de frizar um grupo particularmente suscetível a essa deficiência que são os vegetarianos, principalmente aqueles que não ingerem nem ovos nem leite. Estes precisam ficar bem mais atentos a possíveis sintomas e se possível fazer reposição regular da vitamina, pois como disse anteriormente, é uma vitamina encontrada em alimentos de origem animal.

Os sintomas da deficiência de vitamina B12 são diversos e podem ser bastante confusos. Se suspeitar de deficiência no seu filho, peça a seu pediatra que solicite os exames e passe por avaliação. Os problemas advindos dessa deficiência são totalmente revertidos quando descobertos em tempo.

 


Notice: Undefined index: in /home/marjornadmin/public_html/wp-content/plugins/avatar-manager/avatar-manager.php on line 983

Atualmente sou Pediatra em Dourados. Sou apaixonada por medicina funcional e nutrição infantil (inclusive com direito a pós-graduação na área). Durante minha formação tive a oportunidade de conviver com diferentes públicos e realidades sociais. E percebi que não bastasse o caos da nossa saúde pública (e privada), também não sabemos mais nos cuidar tamanha a quantidade de informações circulantes. Meu objetivo é trazer o melhor da medicina baseada em evidências; sempre buscando saúde e prevenção.

Deixe seu comentário