Amamentação

Dicas importantes para quem vai ter bebê e pretende amamentar

No segundo post da série sobre Amamentação vou dar dicas que eu só soube com o barco no meio do mar, hahahaa! Se eu soubesse de várias coisas antes facilitaria muito a minha vida.

1. Primeiro é importante saber que o LEITE MATERNO deve ser o único alimento e bebida que seu bebê precisa até os 6 meses. Não precisa de água, chá, nem complemento. Fórmulas só devem ser inseridas com indicação médica.

2. Você vai ficar insegura mas se informe e seja firme!!! Eu sei como é quando ouvimos nosso bebê chorando e vem alguém e nos questiona. Por exemplo, ainda no hospital uma enfermeira veio me oferecer fórmula e disse para eu não ir pela cabeça de médico, pois minha filha ia passar fome. No meio da madrugada cedi ao desespero de mãe de primeira viagem& insegura & cansada e deixei dar um copinho com fórmula. Resultado: Continuou chorando! Foi aí que comecei a ler e soube que foi desnecessário. A partir do segundo dia de vida da Monalisa ignorei comentários sobre fórmula. Ela chorava BASTANTE, porém estava ganhando peso dentro do esperado e foi tudo ok

3. Na maioria das vezes o bebê não pega o peito logo de cara. Muitas mulheres se frustram porque pode demorar para fazer a “pega” correta. Não desista. Procure ajuda de profissionais. Eu já tinha ido para casa, senti dor e chamei uma consultora.

4. Seu leite não é fraco. Muita gente deixa de amamentar porque escuta que seu leite é fraco. Que o bebê mama, mama, mama, mas está sempre com fome. Por isso chora, não dorme, ou é irritado. E no início, dá até para pensar que o leite é fraco mesmo, pois a aparência dele é bem ralinha (ele é o colostro, que de fraco não tem nada!!!) O colostro é formado por anticorpos que vão ajudar o bebê a se proteger de doenças. Ele é uma espécie de ANTIBIÓTICO DE DEUS. Nos três primeiros dias o colostro basta para seu bebê, depois vai descer o leite.

5. Outra coisa, o bebê tem que mamar várias vezes porque o estômago dele é pequenininho. Não porque seu leite é fraco.Então, não adianta enfiar um monte de leite porque não cabe, não vai fazer bem.

Acompanhe outros posts sobre amamentação, amanhã vou falar sobre o que prejudica a produção de leite.

Deixe seu comentário