Amamentação

Amamentação: O que prejudica a produção de leite?

Quantas vezes já ouvimos: Não tenho leite! Você tem pouco leite. Tem atitudes que a mãe toma que podem prejudicar a produção de leite materno. Você sabe quais são eles? Listei alguns para você!

1. Chupeta atrapalha! A Organização Mundial de Saúde não recomenda o uso de chupeta. Eu sei que esse é um assunto polêmico. A OMS não recomenda pois a sucção também ajuda aumentar a produção de leite, ou seja, enquanto você não está com o bebê no peito, acalmando ele na “teta”, ou “fazendo de chupeta” como muitos dizem…. Seu corpo não está sendo estimulado. Sem contar que o bebê pode ficar mais interessado pela chupeta do que pelo peito. Mas também tem muitas mamães que deram chupeta e continuaram amamentando. Enfim, a decisão é sua. Eu mesma ofereci para Monalisa, mas ela não pegou aí não fiz muita questão.

2. Atenção! Você pode ter mastite. Pode ocorrer uma super produção de leite. Você pode ter seu seio machucado. Isso aconteceu comigo. Dói para caramba. Os sintomas são parecidos com os da gripe. Corra pro médico, ele vai te passar antibiótico. Não pare de amamentar, não faz mal pro bebê, vai doer, mas tirar o leite é a melhor solução. Muitas mulheres param de amamentar quando isso ocorre.

3. Amamente em LIVRE DEMANDA. Dê peito à vontade. Não espere de 3 em 3 horas. Bebê quer peito, dê. Ele não vai ficar mal acostumado. Quanto mais você der peito, mais leite vai produzir.

4. Não troque os seios toda hora. Antigamente, a regra era: oferecer um peito por 15 a 20min e depois trocar, oferecendo o outra. Atualmente, a orientação é outra. O melhor é esvaziar o primeiro seio por completo para depois ir ao segundo. Se você alternar muito os seios, pode acontecer do bebê se alimentar somente com o primeiro leite, que é responsável pela hidratação (rico em água), mas não oferece gordura suficiente para alimentar/saciar a criança (ele é mais ralo). Por isso, o ideal é a criança esvaziar a mama, para que ela mame do primeiro leite (que hidrata) e do leite posterior (que alimenta).

Leia todos os posts pois estão conectados. Até amanhã

Deixe seu comentário