Saúde e bem estar

ALERGIA A PROTEINA DO LEITE DE VACA: O QUE OS RÓTULOS ESCONDEM?

APLV é a sigla para alergia a proteína do leite de vaca. Muitas crianças tem o diagnóstico e só os pais dessas crianças sabem o quanto é doloroso e cansativo lidar com a alergia. Não é igual intolerâncias nas quais “um pouquinho” não faz grande diferença. Pais de crianças alérgicas sabem que até esse “pouquinho” pode significar um quadro grave e uma ida totalmente dispensável ao pronto socorro.

Como em qualquer alergia, o organismo responde agressivamente a algo que ele considera estranho.: no caso da criança APLV, a resposta é contra uma ou mais proteínas contidas no leite de vaca. Em decorrência dessa reação, surgem diversos sintomas no indivíduo alérgico, que pode variar desde problemas na pele (dermatite atópica, eczemas), gastrointestinais (diarreia, vômitos, constipação, sangue nas fezes, etc), problemas respiratórios ou outros como irritabilidade, perda de peso…e assim por diante. Pode ser grave e até fatal. A resposta não depende da quantidade e nunca sabemos como o corpo reagirá naquele momento.

Quando se faz o diagnóstico, é solicitado aos pais que não ofereçam leite de vaca e derivados ao filho (a). Parece fáci,l não é mesmo? O problema é que existem vários alimentos contendo leite ou traços de leite (e que, portanto, também vão causar sintomas no seu filho!) mas que são colocados com um nome diferente no rótulo e podem confundir os pais.

Então além de ser extremamente cuidadosos com o que a criança ingere, os pais ainda têm que ler incansavelmente os rótulos e por vezes adivinhar que ali pode conter leite ou traços do mesmo. Para facilitar fiz uma lista dos alimentos que as crianças com diagnósticos de APLV não podem ingerir.

Não ingerir alimentos que contenham as seguintes substâncias: -Caseína hidrolisada, caseína, caseinatos, Soro do leite, Fosfato de lactoalbumina, Lactoferrina, Proteina láctea, Manteiga, “Cream cheese”, Margarina com leite, Iorgurte, coalhada, chantilly, Creme azedo.

Ou então aroma ou sabor NATURAL de (por conter tracos de leite): Manteiga ou margarina,caramelo, Baunilha, Leite, Leite condensado, Creme de coco, Açúcar queimado, Iorgurte.

Vamos cuidar com os rótulos!


Notice: Undefined index: in /home/marjornadmin/public_html/wp-content/plugins/avatar-manager/avatar-manager.php on line 983

Atualmente sou Pediatra em Dourados. Sou apaixonada por medicina funcional e nutrição infantil (inclusive com direito a pós-graduação na área). Durante minha formação tive a oportunidade de conviver com diferentes públicos e realidades sociais. E percebi que não bastasse o caos da nossa saúde pública (e privada), também não sabemos mais nos cuidar tamanha a quantidade de informações circulantes. Meu objetivo é trazer o melhor da medicina baseada em evidências; sempre buscando saúde e prevenção.

Deixe seu comentário