O Bebê,  Simone Espinosa

Meu filho nasceu , que testes são realizados na maternidade?

Após 9 meses de espera eis que seu bebê chega finalmente aos seus braços . A vontade é que ele não saia do seu colo , afinal tanto tempo esperando por esse momento .

Mas é necessário que ele passe por uma série de exames que tem o objetivo de detecção precoce de alguma alteração .

⁃ Teste do Pezinho . O mais antigo de todos . Deve ser realizado após 7 dias de vida do bebê e antes de 30 dias , no posto de saúde do seu bairro ou no laboratório da sua confiança .
⁃ Teste do Coraçãozinho: o mais novo e tem o objetivo de detectar alterações cardiológicas . Feito 24 horas após o nascimento no Berçario .
⁃ Teste do Olhinho feito pelo pediatra também no Berçario . É encaminhado para o oftalmologista caso algo seja detectado.
⁃ Teste da Orelhinha : Foi aprovado como Lei ,em Dezembro de 2001 ,para ser realizado em todas as maternidades do Município de Dourados antes da alta hospitalar ou até 30 dias após o nascimento . Seu objetivo é a identificação precoce de perdas auditivas . A perdas auditivas não diagnosticadas precocemente vão atrapalhar o Desenvolvimento de fala e linguagem . Assim se realizado e tratado a probalidade do desenvolvimento ser dentro da “ normalidade “ são grandes .
⁃ Teste da Linguinha: É Lei há 3 anos e visa a avaliação do frênulo do bebê visando o Aleitamento Materno no início da vida e posteriormente o desenvolvimento da fala . Também deve ser feito antes da alta e caso o bebê tenha a “ língua presa “ , o procedimento ( pique ) já é realizado . O Teste Da Orelhinha e O Teste da Linguinha são realizados pelo Fonoaudiólogo .
• o pique é realizado pelo pediatra, odontopediatra ou pelo cirurgião pediátrico.

Fonoaudióloga formada na PUC-PR em 1993. Especialista em Eletrofisiologia da Audição - Espanha. Especialista em UTI Neonatal e consultora em Aleitamento Materno. Responsável pela implantação do Teste da Orelhinha no Município de Dourados, MS. Participou da equipe de implantação do Banco de Leite Humano - Hilda Bergo Duarte. Proprietária da SOS Amamentação Dourados.

Deixe seu comentário