Dicas e Notícias

Hospital de MS usa óculos de realidade virtual para tranquilizar pacientes com medo de agulha

Seu filho tem medo de agulha? Muitas crianças ficam apavoradas né? Então, olha que bacana essa ideia de um hospital de Campo Grande.

O hospital da Unimed na capital começou a testar o método em 2018. Com dois óculos disponíveis, um para atender pacientes do Pronto Atendimento Pediátrico e outro para o laboratório do hospital, a ideia é deixar o paciente mais tranquilo, tirando o foco do exame.

Segundo a supervisora Gabriela Arantes Martins, as imagens deixam o paciente mais relaxado e tira o foco do procedimento, e o medo acaba passando.

“O objetivo é desviar a atenção da agulha, enquanto a criança faz um passeio virtual de barco, navegando em alto-mar, com baleias e pinguins. Assim, ela nem percebe que estamos fazendo o procedimento”.

A história apresentada nos óculos de realidade virtual segue a temática da decoração do Pronto Atendimento Pediátrico do complexo hospitalar. O passeio é em 360 graus, mas as atrações principais ficam em um campo visual básico para que a criança consiga interagir, sem se mover muito.

Segundo o hospital, os óculos podem ser utilizados por pacientes a partir de 03 anos de idade, devido ao desenvolvimento anatômico do crânio e em razão da percepção da criança.

(Com informações do G1 MS)

Deixe seu comentário