Desabafos de mãe

Sexo pós-parto: Me espera!

Quanto tempo após o parto você voltou a ter relação sexual? O recomendado é 30 a 40 dias após, o chamado resguardo. Mas muitas mulheres não se sentem à vontade para transar após esse período e enquanto isso os maridos estão subindo pelas paredes e aí surge um problemão, não é mesmo?

O período pós-parto é muito delicado, por vários fatores. O puerpério, período da mulher pós gestação, dura cerca de 3 meses, para algumas até mais. É uma fase de adaptações hormonais, o corpo se transforma, cabeça muda e a rotina vira de cabeça pra baixo. Então, é mais do que normal, muitas vezes, a vontade de transar diminuir.

Por isso, mulher, te digo; não se sinta culpada! Você não é a única. Não se sinta pressionada. Eu sei que é tenso. Dá medo. Vão te falar: “Dá logo pro seu marido antes que ele procure fora”. Mas minha querida, se ele procurar fora, boa coisa não é… E não venham me dizer que é “coisa do homem” esse papo comigo não rola.

Homens, compreendam, é uma fase muito difícil. A libido da mãe e do pai pode ser alterada pela rotina da casa, que passa a se pautar pelos choros do recém-nascido e pelas novas preocupações. Assim, a disponibilidade e a importância dada para as relações sexuais mudam e interferem na dinâmica do casal.

Após o parto, os níveis hormonais da mulher ficam mais baixos e isso faz com que a mucosa vaginal fique ressecada e menos lubrificada. . A própria prolactina, o hormônio que tem a função de estimular a produção de leite, não ajuda muito e pode inibir a libido da mulher e, por consequência, a lubrificação. Enquanto a mãe estiver amamentando, esse quadro pode se prolongar.

“Oh céus Miriam, então estamos ferrados, meu casamento vai acabar?”

Calma….Tem uma música da Sandy que eu acho que descreve bem esse período. Se chama “Me espera”, coloquei a letra nas imagens (arrasta pro lado). Ela é um ótimo conselho para os casais.

Conversem, se respeitem, mantenham o carinho, o amor, tirem um tempinho pra vcs, ajudem um ao outro, sigam as dicas dos outros posts da #quintaapimentada que, aos poucos, tudo volta ao normal, ou até melhor do que era antes. A vida do casal depende do esforço dos dois. E pode ser maravilhosa e cheia de sexo sim, mesmo com filhos.

 

Jornalista, pedagoga, mãe e muito mais. Repórter na TV MS RECORD, Revista Celebrar e FM CIDADE 101. Mas o foco desse perfil é falar de MATERNIDADE.

Deixe seu comentário