As mães,  Introdução Alimentar

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE INTRODUÇÃO ALIMENTAR

A INTRODUÇÃO ALIMENTAR é um processo que se inicia juntamente com o aleitamento materno. Desde o nascimento até os 6 MESES, a criança deve ser alimentada EXLUSIVAMENTE pelo leite materno (ou fórmula infantil no caso da mãe não poder amamentar). É o leite que oferece tudo o que a criança precisa para crescer e se desenvolver, sem necessidade de outro alimento, nem mesmo água.

A partir dos 6 meses a criança precisa de mais nutrientes para se desenvolver, por isso a necessidade de oferecer outros alimentos juntamente com o leite materno (que continua sendo O PRINCIPAL ALIMENTO da criança, é o que nutre o organismo por completo até 1 ano).

Nesta fase, dos 6 meses até 1 ano de vida, a criança vai conhecer o alimento, conhecer novas texturas, novos sabores, para que com 1 ano essa criança possa comer a mesma alimentação da família, a mesma textura, tempero. É um processo que ela precisa passar.

Alguns bebês até podem aceitar muito bem os alimentos, comer com vontade, mas a grande maioria nesta primeira fase brinca, cospe, come pouco, demoram a se acostumar. A criança está acostumada exclusivamente com o líquido. E TÁ TUDO BEM!

A família precisa ACREDITAR na alimentação complementar, precisa acreditar que o bebê é capaz. E se eu pudesse dar apenas um conselho seria: NÃO CRIE MUITAS EXPECTATIVAS EM CIMA DO BEBÊ! Tenha consciência de que é um processo que irão passar, vai evoluir com o passar dos dias, mas é preciso ter amor, paciência, dedicação, persistência e NÃO DESANIMAR!

 

Maria Fernanda Capilé

Nutricionista Materno Infantil

CRN3: 26670

 

A MÃE DA HELENA e Nutricionista Materno Infantil. Graças a ela e a nossa maternidade intensa e exclusiva, hoje falo com tanto amor sobre a Introdução Alimentar e tenho como missão descomplicar para as mamães e papais este momento tão desafiador dos seus pequenos.

Deixe seu comentário